a Puroesporte: Tiro com Arco acredita em bom resultado nos Jogos Olímpicos
Subscribe: flickr

Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tiro com Arco acredita em bom resultado nos Jogos Olímpicos


Tiro com arco espera subir ao pódio nos Jogos Olímpicos
Uma das primeiras modalidades brasileiras a inaugurar a Vila Olímpica neste domingo, o Tiro com Arco segue em ritmo de preparação no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com seis arqueiros – três mulheres e três homens, a meta é conquistar um bom resultado nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No masculino, por exemplo, o grupo vem embalado pelo quarto lugar por equipes conquistado na Copa do Mundo da Turquia, em junho, o que comprova o desenvolvimento do trabalho desde os Jogos de Londres 2012.

“Tivemos o privilégio de treinar na Cidade Olímpica desde o final de janeiro, já sentindo o clima e o ambiente dos Jogos. A classificação na Turquia confirma o bom nível internacional do Tiro com Arco brasileiro. Ficamos com um gostinho de chegar bem perto da medalha”, comenta o arqueiro brasiliense Bernardo Oliveira, de 23 anos.

Único atleta da equipe que já disputou os Jogos Olímpicos em Londres 2012, o experiente Daniel Xavier, de 33 anos, natural de Belo Horizonte (MG), diz que o grupo vem trabalhando para minimizar o impacto da entrada na Vila.

“Tudo é muito diferente, uma outra atmosfera”, comenta, acrescentando que é o momento de se despedir da Urca, onde treinam há seis meses. “Aqui tivemos uma ótima estrutura e isso certamente se refletiu no nosso recente desempenho na Copa do Mundo”, conta Daniel, que também integrou o grupo medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015.

Já no feminino, a carioca Ane Santos, de 22 anos, comemora a boa fase do treinamento, e embora não considere o recente 23º lugar na Copa do Mundo da Turquia um bom resultado entre as 49 equipes participantes, garante que o grupo está confiante. “Vamos dar o máximo para melhorar o nosso desempenho. Pessoalmente, estou segura de que posso bater meu recorde de pontuação”.

O Tiro com Arco brasileiro começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1980, sem jamais conquistar uma medalha no esporte. O melhor resultado alcançado foi justamente em Moscou 1980, com o arqueiro Renato Emílio, que ficou em 27º lugar. A partir dos Jogos de Seul 1988, a disputa por equipes foi incluída na programação.

0 comentários: